quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Natureza cuida da doença


Eu encontrei na Natureza, na do Mundo, na minha, na dos meus adorados e sempre presentes amigos e na minha querida  família, a coragem e  a força que me ensinaram a olhar de frente a doença e sem medos e com um sempre presente sorriso, desafia-lá para a dura  e desigual batalha que nos estava destinada. Eu acreditei com fé e esperança que iria vencer! 
Ontem, cumpriu-se mais um ciclo de quimioterapia. Desta vez sem motivação e já cansada desta cíclica rotina, chegamos ao Hospital com uma hora de atraso, estava marcada para as 9h00 e eu convencidissima que era às 10h00. O doce Telmo, o enfermeiro já tinha vindo várias vezes à minha procura, esclarecidas as confusões dos horárias, que ainda me valerem uns momentos de descontração, demos inicio à rotina. A picadinha habitual nas minhas poderosas veias, às quais nunca tinha dado o devido valor até me ver confrontada com esta rotina de picas constantes. Retirados uns mililitros do meu doce sangue e segue-se a ansiosa espera de 2 horas pelos resultados. Passou rápido. A minha querida médica, a Dra. Mónica Nave recebeu-me com o seu sempre presente maravilhoso sorriso, como vem sendo hábito partilhámos muito mais do que meros aspectos técnicos da doença. Falámos disto e daquilo, e de simples banalidades. Despeço-me sempre com a coragem tonificada para continuar a dura batalha. Ontem mais que uma coragem tonificada despedi-me cheia de uma doce e já muito ansiada pontinha de felicidade.  Surpreendida com uma certeza, que a Dra. Mónica teimou em afirmar, perante todas as minhas objecções, o meu cancro desapareceu com as 3 sessões anteriores. Afirmou com uma certeza inquestionável, o que observa em mim,  não uma doente curada, mas um cancro em remissão. Embora este meu débil corpo tenha reagido surpreendemente tão bem, o tratamento vai seguir o seu curso. Cumprem-se mais dois ciclos de quimioterapia. Um mamilo envaginado e um minúsculo peito e a certeza de uma mastectomia. Mantenho também a esperança numa certeza, a de que no meu peito venham a florir duas, sim duas, duas doces mamas que dêem jus ao nome e se afirmem como um símbolo de feminilidade. Com a coragem e a felicidade de mãos dadas enfrentei as três horas seguintes de quimioterapia, mais tranquila e serena do que nunca.
Foi com essa tranquilidade e serenidade que transportei na alma os efeitos colaterais que se vão fazer sentir durante estes próximos dias. Cansaço, afrontamentos, dores no corpo, dores nos ossos, cabeça a estourar, mau humor, falta de paciência ...e sabe-se lá o que pode mais  aparecer ... e vai ser assim, sempre a somar, até à próxima semana. Mas eu estou preparada, pois também sei que docemente a minha energia e qualidade de vida, a única possível neste cenário, começará a brindar-me lentamente!


‎"A arte da medicina consiste em distrair o paciente enquanto a Natureza cuida da doença" Voltaire


Acredito na medicina mas acredito ainda mais na Natureza, na do Mundo que me ilumina os meus dias, na minha que me dá uma atitude positiva em relação à doença, na dos meus amigos que todos os dias me enchem de força e coragem, na minha família que é a essência da Natureza! 
O meu tratamento vai seguir o seu curso, mas com a certeza de um Final Feliz! 

4 comentários:

  1. Paula,

    desejo-lhe a maior sorte do mundo! Encontrei o seu blog numa pesquisa à Drª Monica Nave. Tb ela irá acompanhar a minha mae (num melanoma metástico)! a simpatia dela e o seu acolhimento deu-nos outro animo, para enfrentar tamanho sofrimento e devastidão.

    Um grande beijinho e muita força

    ResponderEliminar
  2. Maria,
    Desejo também que corra tudo bem com a sua mãe. Temos que manter a fé para acreditar e a coragem para combater a doença. São momentos muito difíceis, mas vai com certeza correr tudo bem. Acredite que com a Dra. Mónica está muito bem acompanhada, para além de uma profissional de referência e uma excelente pessoa.

    Um beijinho cheio de Força para si e para a sua Mãe

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula! Vais ter um final feliz sim! Beijinhos grandes e muita força!

    ResponderEliminar
  4. Olá Cláudia,

    Acredito que sim e ainda acredito mais que esta minha atitude positiva tem me ajudado muito. Agora que isto custa com' um raio! Ai custa, custa... Mas somos valentes e vencedoras.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar